INFO: (74) 9125-5770 - Fale conosco: oportalstyllo@hotmail.com

30 de mar. de 2014

Chuvas no Sul e Sudeste podem voltar ao normal só em 2016

29/03/2014 -
A origem da crise energética provocada pela estiagem no Sul e no Sudeste no início do ano pode estar do outro lado do mundo. Segundo meteorologistas ouvidos pela Agência Brasil, o país está sendo afetado por um ciclo natural de resfriamento do Oceano Pacífico, que se reflete em alterações climáticas em grande parte do planeta. Para o Brasil, o fenômeno indica a possibilidade de as chuvas no centro-sul do país só voltaram ao normal no verão de 2016.

Chamado de oscilação interdecadal do Pacífico ou oscilação decadal do Pacífico (PDO, na sigla em inglês), o processo caracteriza-se pela sucessão entre fases quentes e frias na área tropical do Oceano Pacífico. Os ciclos duram de 20 a 30 anos e são mais amplos que os fenômenos El Niño e La Niña, que se alternam de dois a sete anos. Em 1999, o oceano entrou numa fase fria, que deve durar até 2025 e se reflete em El Niños brandos e La Niñas mais intensos.

Atualmente, o Pacífico está no auge do ciclo de resfriamento, o que, segundo os especialistas, historicamente provoca quatro anos seguidos de verões com chuvas abaixo do normal na região Centro-Sul do Brasil. “Desde 2012, tem chovido abaixo da média no Sul, no Sudeste e em parte do Centro-Oeste durante o verão. A princípio, o que está sendo desenhado é as chuvas só voltarem à média em 2016”, diz o meteorologista Alexandre Nascimento, especialista em análises climáticas da Climatempo.
A partir do segundo semestre, os modelos climáticos apontam a chegada de um novo El Niño, com chuvas no Sul e seca no Nordeste. No entanto, por causa do resfriamento do Oceano Pacífico, o El Niño deverá ser mais fraco que o normal e insuficiente para recompor os reservatórios. “O próximo verão deverá ter mais chuva que o anterior, mas as chuvas tendem a continuar irregulares no Sul e no Sudeste”, adverte Nascimento.
O El Niño é o aquecimento do Oceano Pacífico na região equatorial. Pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Mary Kayano estudou a relação entre esse fenômeno e a oscilação decadal do Pacífico e constatou um padrão. “Em fases frias da PDO, os El Niños são mais brandos. Tanto que o último El Niño forte ocorreu em 1997, quando o Oceano Pacífico estava numa fase quente”, diz. Ela, no entanto, evita fazer prognósticos sobre o próximo verão. Segundo a pesquisadora, o Inpe emite previsões somente para os próximos três meses.
O comportamento histórico, no entanto, indica que o resfriamento do Pacífico está afetando o Brasil. Segundo o diretor-geral da MetSul Meteorologia, Eugenio Hackbart, o Brasil enfrentou uma sequência de verões com estiagem entre o fim dos anos 1950 e o início da década de 1960, quando o Pacífico atravessava um pico de temperaturas baixas. “Os padrões de circulação atmosférica hoje estão semelhantes aos daquela época”, compara.
Além das chuvas irregulares durante o verão, o resfriamento do Oceano Pacífico traz efeitos distintos conforme as regiões do país, com invernos mais rigorosos no Sul e no Sudeste. “Ano passado, chegou a nevar perto de Florianópolis”, lembra Hackbart. O fenômeno provoca ainda cheias acima da média no Amazonas e no Pará. No entanto, esclarece o diretor da MetSul, não está relacionado à cheia do Rio Madeira, decorrente de chuvas atípicas na Bolívia.
Apesar das chuvas acima da média na maior parte do país em março, Nascimento, da Climatempo, considera que os reservatórios não devem voltar a subir com rapidez por causa do tipo de chuva que tem atingido a região e da chegada da estação seca ao Centro-Sul nos próximos meses. “A verdade é que os reservatórios só enchem com chuvas generalizadas, que duram vários dias e são constantes. Até agora, temos registrado pancadas, que podem ser fortes, mas são eventos isolados”, explica.
Mesmo com a possibilidade de mais um verão com chuvas abaixo da média, os meteorologistas recomendam cuidado com os prognósticos. “A maioria dos estudos sobre os ciclos no Oceano Pacífico é recente. A gente precisa de séries históricas mais longas para compreender a extensão do fenômeno”, diz a pesquisadora do Inpe. Hackbart levanta dúvidas sobre a intensidade do próximo El Niño. “Alguns modelos e especialistas dizem que o próximo El Niño tem chances de ser forte. Nesse caso, as chuvas podem ser mais intensas e ajudar os reservatórios”, pondera.

27 de mar. de 2014

Ingleses viajam 2 mil quilômetros a pé para chegar ao Brasil na Copa

27/03/2014 -
Três amigos que moram em Sydney estão conversando em um pub, começam a falar sobre a Copa do Mundo e decidem que viajarão ao Brasil para o torneio. Até aí, a história de Adam Burns, de 27 anos, David Bewick, de 31 anos, e Pete Johnston, de 29 anos, é parecida à de outros jovens estrangeiros apaixonados por futebol. A diferença é que eles resolveram fazer isso caminhando.
Os três britânicos, que moram juntos na Austrália, começaram a percorrer, no início deste mês, um trajeto de quase 2 mil km a pé. Eles saíram no último dia 3 de Mendoza, na Argentina, e vão passar pelo Uruguai até chegar a Porto Alegre.
Andam, em média, 30 km diariamente, mas já chegaram a percorrer 44 km em um só dia em pleno deserto. Costumam dormir em uma barraca de camping em terrenos abandonados ou no quintal da casa de pessoas que se oferecem para abrigá-los.
Em algumas ocasiões, ficam em hotéis para poder tomar banho e lavar roupas. Eles postam informações e fotos sobre a viagem na página do Facebook Walk to the World Cup.
Adam, Pete e David contaram ao G1 que planejaram a viagem durante um ano, período em que também aproveitaram para economizar. “Somos muito fãs de futebol. Todos jogamos em times quando éramos mais novos e assistimos às partidas o máximo que podemos”, diz Pete.
“Argentina, Uruguai e Brasil são três dos países mais apaixonados por futebol no mundo. Achamos que [a viagem] é uma boa maneira de nos animarmos para essa que pode ser a maior Copa da nossa geração”, completa Adam.
Nenhum dos dois conhece a América do Sul. David já esteve por aqui há alguns anos, em uma viagem de mochilão em que dava aulas de inglês em troca de comida e hospedagem, e afirma que agora quer muito conhecer mais da costa do país. “Ouvi dizer que tem praias lindas”, diz.
Eles também estão arrecadando dinheiro para doar para a ONG J de V Arts Care Trust (as doações podem ser feitas neste link).
O objetivo é conseguir 20 mil libras (mais de R$ 76 mil) para construir um poço de água na Bahia. Até agora, atingiram um quarto da meta.
Os três amigos estão ainda na Argentina. Depois que saíram de Mendoza, passaram por Santa Rosa, La Paz, cruzaram o deserto entre La Paz e Desaguadero, e foram ainda para os municípios de Balde, Justo Deract, Washington e Vicuña Mackena.
Em Buenos Aires, outro amigo britânico deve se juntar à aventura – e eles dizem que estão abertos a receberem qualquer pessoa que queira acompanha-los no caminho.
O ponto final da caminhada é o Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. De lá, querem tentar ir para São Paulo na época da abertura da Copa e conhecer um projeto social em Curitiba. O restante do torneio eles ficarão no Rio de Janeiro e, depois do encerramento, pretendem ir para a Bahia.
Apesar da jornada de mais de três meses para chegar ao país da Copa, eles ainda não possuem ingressos para nenhum jogo do torneio. Dizem que estão se esforçando para conseguir algum, mas não deu certo até agora. “Nosso sonho é assistir à Inglaterra jogando, mas ficaríamos felizes de ver qualquer partida. Seria uma vergonha danada a gente andar tudo isso e não conseguir assistir aos jogos, mas conseguir ingressos tem sido muito difícil”, diz David. Segundo ele, até agora a viagem tem sido uma “montanha-russa de emoções”. “Os primeiros dias correram incrivelmente bem e encontramos muitas pessoas generosas”, diz.
Mas o grupo passou alguns momentos de apuro, como uma caminhada de 3 dias pelo deserto entre as cidades de La Paz e Desaguadero, onde tiveram que dormir em estações de trem abandonadas, foram ameaçados por dois touros e encontraram cobras, tarântulas e “os mosquitos mais famintos conhecidos pelo homem”, segundo descreve David.
Outro momento citado pelos três como “um dia infernal” foi quando se perderam entre as cidades de Justo Deract e Washington. Chovia torrencialmente, restava pouca água e comida e eles acabaram perdendo a estrada de vista. “Quando vimos estávamos no meio do campo. Andamos seguindo uma linha de trem por 5 km e a situação foi ficando insegura”, diz Pete.
David e Adam chegaram a ser eletrocutados pela cerca elétrica de uma fazenda, mas eles acabaram conseguindo voltar à estrada principal. Para não ter que caminhar 18 km no escuro até o próximo destino nem acampar com as tendas molhadas na estrada, abriram uma exceção na ideia de fazer toda a viagem a pé e pegaram carona. “Ficamos decepcionados de termos que ir de carro, mas estávamos em sérios apuros e tivemos que colocar a segurança em primeiro lugar”, diz Adam.
Mas ele emenda que a maior parte do tempo a viagem rendeu boas lembranças. Na cidade de Balde, por exemplo, jogaram bola com um time local que é considerado um exemplo bem-sucedido de como o esporte pode ajudar a melhorar.
“Encontramos o Teto, um homem incrível que fundou esse time para reduzir os índices de criminalidade e abuso de drogas na região. Em dez anos, o time já ganhou 79 troféus e tem mais de 60 jogadores”, diz Adam. Eles também foram convidados para comer um típico churrasco argentino na casa de Teto.
Pete lembra ainda o momento em que eles puderam ver a Cordilheira dos Andes, ao saírem de Mendoza. “A Argentina é um país muito bonito, e as pessoas têm sido generosas e prestativas”, afirma. .
Ele e David falam espanhol e Adam está aprendendo o idioma “devagar”. “Quando chegarmos ao Brasil confiamos em nossa mistura especial de espanhol, português básico e inglês lento”, brinca o britânico.Mas ele emenda que a maior parte do tempo a viagem rendeu boas lembranças. Na cidade de Balde, por exemplo, jogaram bola com um time local que é considerado um exemplo bem-sucedido de como o esporte pode ajudar a melhorar.
“Encontramos o Teto, um homem incrível que fundou esse time para reduzir os índices de criminalidade e abuso de drogas na região. Em dez anos, o time já ganhou 79 troféus e tem mais de 60 jogadores”, diz Adam. Eles também foram convidados para comer um típico churrasco argentino na casa de Teto.
Pete lembra ainda o momento em que eles puderam ver a Cordilheira dos Andes, ao saírem de Mendoza. “A Argentina é um país muito bonito, e as pessoas têm sido generosas e prestativas”, afirma. .
Ele e David falam espanhol e Adam está aprendendo o idioma “devagar”. “Quando chegarmos ao Brasil confiamos em nossa mistura especial de espanhol, português básico e inglês lento”, brinca o britânico.


Via Sacra 2014: Comunidade nossa senhora de Fátima no alto da Maravilha

26/03/2014 - 
Como acontece todos os anos no período Quaresmal, a Comunidade Nossa Senhora de Fátima no Bairro Alto da Maravilha realiza nas sextas-feiras a Via Sacra, recordando os últimos passos de Jesus durante seu caminho para o calvário.

As reflexões da Via Sacra são feitas encima do tema da Campanha da Fraternidade, que esse ano trás como tema principal: “Fraternidade e Tráfico Humano”.

Participe você e sua família desse momento de reflexão vivenciado pelos cristãos católicos em Bonfim.

07/03 – 19h30min – Rua Voluntários da Pátria e Adjacências (Eliene)
14/03 – 19h30min – Rua Siqueira Campos e Adjacências (Edna) 
21/03 – 19h30min – Loteamento Emanuela e Adjacências (Vaneide)
28/03 – 19h30min – Mutirão e Adjacências (Zizi) 
04/04 – 19h30min – Rua Dom. Antônio Monteiro e Adjacências. (Luzia)


Encontros da Campanha da Fraternidade 2014 “Fraternidade e Tráfico Humano”- COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - ALTO DA MARAVILHA

10/03 – 19h30min – Loteamento Santo Antônio e Adjacências. (Gil)
17/03 – 19h30min – Rua João Cândido e Adjacências (Ines)
24/03 – 19h30min – Rua Santa Terezinha e Adjacências. (Luzia)
31/03 – 19h30min – Rua Arlinda Vieira e adjacências (Eliene)
07/04 – 19h30min – Rua Carrapichel e Adjacências (Zizi)

25 de mar. de 2014

Minha casa minha vida: Sorteio das casas do residencial cidade nova II aconteceu hoje em Sr.do Bonfim

25/03/2014 -
A terça-feira (25) começou alegre para os beneficiários da nova etapa concluída do Programa Minha Casa, Minha Vida, Residencial Cidade Nova II. Hoje, no Núcleo de Esporte e Lazer acontece o sorteio das casas, promovido pela Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social em parceria com a Caixa Econômica Federal.

Os 481 contemplados sorteiam o número e a quadra onde irão morar. Depois, programam a vistoria das casas que acontecerá entre os dias 26 e 29 de março. A vistoria será realizada para que os próprios moradores identifiquem se há algum erro na moradia, e caso haja, reporte à construtora responsável pelo empreendimento.

Durante o sorteio, a beneficiária Adriana Ribeiro comemorou a conquista da casa própria: “Estou muito feliz, muito realizada, só de saber que vou morar num lugar que posso chamar de meu.”
A Secretária de Ação e Desenvolvimento Social, Marza Correia, esteve presente ao evento parabenizado aos futuros moradores do Residencial Cidade Nova II e salientando que a casa própria é um dos maiores bens que as pessoas conquistam.

Segundo a Caixa Econômica Federal, ainda não há previsão para a assinatura de contratos e a entrega das casas, mas que dará celeridade ao processo para que os moradores possam se mudar e usufruir de suas moradias.

24 de mar. de 2014

Premiê da Malásia afirma que avião desaparecido caiu no Oceano Índico

24/03/2014 -
O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, afirmou nesta segunda-feira (24) que o Boeing 777-200 que fazia o voo MH370 da Malaysia Airlines, desaparecido desde o dia 8 de março com 239 pessoas a bordo, caiu no Oceano Índico.
A informação foi obtida com base em uma nova análise de dados de satélite, que apontaram que a última localização do avião foi no sul do Índico. Segundo o premiê, não há sobreviventes. Até agora, porém, os destroços da aeronave ainda não foram avistados nem localizados.
A conclusão baseia-se na última localização feita por satélite do Boeing somada a cálculos que apontam que, se ele não avançou mais que isso, com o combustível disponível era limitado, o avião só poderia ter caído no mar.
A companhia aérea Malaysia Airlines enviou uma mensagem por SMS às famílias dos passageiros, anunciando que admite que todas as evidências sugerem que o avião tenha caído no Oceano Índico e que não há sobreviventes.
"Baseando-se em novas análises, concluiu-se que a última posição do MH370 foi no meio do Oceano Índico. Essa é uma região remota, longe de qualquer possível local de pouso. Com muita tristeza, eu devo informar que, de acordo com novos dados, o voo acabou no sul do Oceano Índico", afirmou o Razak.
O premiê malaio não confirmou, entretanto, que novos objetos avistados no mar nesta segunda-feira por aviões chineses e australianos sejam os destroços do voo MH370. Os objetos foram vistos em uma área 2,5 mil km ao sudoeste da cidade litorânea de Perth, na Austrália. As buscas na região ainda continuam.
Razak disse que já informou às famílias dos passageiros e tripulantes sobre a nova informação da queda do avião. Segundo ele, análises de imagens de satélite e novos dados mostram que a última posição da aeronave foi a oeste de Perth.
"A Malaysia Airlines falou com os familiares dos passageiros e a tripulação para informá-los. Para eles, as últimas semanas foram dilaceradoras e sei que esta notícia será ainda mais", acrescentou o primeiro-ministro malaio, que prometeu oferecer mais detalhes nesta terça-feira (25).
"Lamentamos profundamente que temos que assumir, sem nenhuma dúvida, que o voo MH370 se perdeu e nenhuma das pessoas a bordo sobreviveu. Devemos agora aceitar todas as evidências que sugerem que o avião caiu no sul do Oceano Índico", acrescentou o premiê.
Segundo o jornal britânico "The Guardian", foram ouvidos gritos e muito choro na sala onde os parentes dos passageiros estavam reunidos em Pequim. Uma mulher desmaiou ao receber a confirmação sobre a queda do avião.
A Malásia acredita que o avião foi desviado deliberadamente por alguém a bordo. Mas a ausência de provas concretas alimentou intensas especulações e teorias da conspiração, e atormentou as famílias dos desaparecidos.
As principais teorias incluem sequestro, sabotagem do piloto ou um problema em pleno ar que incapacitou a tripulação de voo e deixou a aeronave voar no piloto automático até ficar sem combustível.
O MH370 fez contato pela última vez no Mar do Sul da China, a meio caminho entre a Malásia e o Vietnã. Por razões desconhecidas, ele deu uma guinada sobre a península da Malásia e, em seguida, voou por horas.
Buscas continuam
A companhia aérea informou que a busca multinacional, que está percorrendo um trecho do Oceano Índico para encontrar todos os destroços, prosseguirá "enquanto buscamos respostas para as perguntas que permanecem".
Uma aeronave australiana envolvida nas buscas pelo avião desaparecido da Malaysia Airlines avistou dois novos objetos 2,5 mil km ao sudoeste de Perth nesta segunda-feira, informou o primeiro-ministro australiano, Tony Abbott.

O premiê disse ao Parlamento da Austrália que um navio do país estava perto do local onde os objetos – um deles circular e de cor verde acinzentada e o outro laranja e retangular – foram avistados. Abbott afirmou esperar que os itens sejam recuperados em breve do mar.
"O navio HMAS Success está perto e é possível que recolha os objetos dentro de algumas horas, ou amanhã pela manhã no mais tardar", afirmou o ministro malaio dos Transportes, Hishamuddin Hussein, em entrevista coletiva em Kuala Lumpur.
Mais cedo nesta segunda-feira, um avião chinês envolvido nas buscas também avistou alguns "objetos suspeitos" no sul do Oceano Índico.
Segundo a agência oficial de notícias chinesa Xinhua, a tripulação de um avião do país também avistou dois objetos relativamente grandes, "brancos e quadrados", e muitos outros de menor tamanho, também de cor branca, espalhados por um raio de vários quilômetros.

Messi faz três e Barcelona vence o Real Madrid

24/03/2014 -
Uma partida tirar o fôlego. Assim foi o clássico entre Real Madrid e Barcelona, no Santiago Barnabéu, em Madri. Jogo que terminou em 4 a 3 para o Barça, com triplete de Messi e quebra de recorde, erros defensivos, três pênaltis no segundo tempo e um Cristiano Ronaldo apagado. Neymar, também aquém do esperado, cavou o pênalti que redundou no segundo gol de Messi.
Um jogo com momentos distintos. A cada minuto, o xadrez a partida virava para um dos lados. Com os erros defensivos sendo decisivos. Messi, por sua vez, chegou ao 21º gol sobre os merengues. Ele superou Di Stéfano como o maior artilheiro do clássico. Além disso, os merengues se tornaram na vítima preferida do argentino.

Quem comemorou muito também foi a torcida do Atlético de Madrid. Afinal, com a vitória sobre o Betis e o triunfo do Barça, o Colchonero terminou a 29ª rodada na liderança. O Atleti tem 70 pontos, assim como os merengues, mas vencem no confronto direto. O Barcelona, ainda na briga, é terceiro com 69. Campeonato totalmente aberto.

Primeiro tempo eletrizanteA primeira parte do espetáculo foi em alta velocidade. O Barcelona começou melhor a partida, mas aos poucos o Real Madrid soube muito bem aproveitar as falhas de posicionamento dos catalães.
Gerardo Martino apostou em um posicionamento diferente para o Barcelona. Com Neymar aberto pela direita, Messi centralizado e Iniesta caindo pela esquerda.
A estratégia parecia ser acertada quando Messi deu um passe açucarado para Iniesta entrar em diagonal na área e soltar a bomba. Eram apenas sete minutos de jogo, o Barça já vencia. Sinal de que os bons tempos daquele Barça de Guardiola estaria de volta? Nem tanto...
O lado direito do Barcelona não funcionou, definitivamente. Neymar, confinado pela faixa lateral, não conseguiu criar o que dele se espera. Para complicar, Daniel Alves dava enormes espaços. E foi por ali que o Real Madrid buscou o caminho para a virada.
Graças, também, às noites inspiradas de Di María e Benzema. Pois foi o argentino quem cruzou para o atacante francês meter, de cabeça, o empate.
Não daria nem tempo para o Barcelona armar sua atrapalhada defesa. Daniel Alves deu, mais uma vez, espaço para Di María. O meia cruzou outra vez na medida, Mascherano deu o bote errado, Piqué estava mal colocado, e Benzema, livre, virou o jogo.
Era um Barcelona atordoado, sem ideias, perdido em campo. Mas então, Messi apareceu. Neymar, na melhor aparição dele no jogo, ajeitou para Messi. O argentino, dentro da área, não perdoou.

Pênaltis para os dois times no segundo tempoO ritmo da segunda etapa continuou o mesmo. Com o Real Madrid ligeiramente melhor, ainda se aproveitando dos espaços dados pelo Barcelona, voltaria a estar na frente aos 10 minutos.
Cristiano Ronaldo foi derrubado por Daniel Alves, porém fora da área. Undiano Mallenco apontou para marca do pênalti. O português foi para a cobrança e marcou. Aliás, a única jogada em que o atual melhor jogador do mundo apareceu. 
Tudo parecia controlado pelo Real Madrid. Mas o imponderável apareceu quando Neymar levou um encontrão de Sergio Ramos dentro da área. Pênalti marcado e o defensor merengue viu o cartão vermelho. Messi, com tranquilidade, recolocou a igualdade no placar.
Aos 24 minutos, Neymar deixou o jogo para a entrada de Pedro. Com o seu time com um jogador a menos, Ancelotti foi obrigado a reforçar a defesa. Colocou Varane no lugar de Benzema. O Barcelona cresceu em campo, foi para cima e quase voltou a ficar na frente quando Daniel Alves acertou uma bomba no travessão.
Aliás, o lateral-direito foi um dos mais beneficiados pela expulsão de Sergio Ramos. Sem Benzema como referência, o Real Madrid parou de avançar pelo seu lado. O Barça passou a pressionar e chegou à vitória com o pênalti sofrido por Iniesta, derrubado por Xabi Alonso. Dali, Messi é infalível e a vitória foi decretada.

22 de mar. de 2014

Renato Aragão volta a ser internado no Rio

22/03/2014 -
Renato Aragão voltou a ficar internado no Hospital Barra D'Or, na tarde deste sábado (22), no Rio de Janeiro. O humorista, que recebeu alta na última quarta-feira (19) após passar por uma cirurgia vascular no último sábado (15), está hospitalizado por conta de uma infecção urinária.
Segundo a assessoria de imprensa do Barra D'Or, Renato passou por uma série de exames e já foi medicado. O ator está bem e voltará para casa até a próxima terça-feira (25).
"O paciente Antonio Renato Aragão foi admitido no Hospital Barra D'Or às 16h com diagnóstico de infecção urinária. Foram realizados exames de sangue e imagem, sendo internado em quarto. Seu quadro clínico e cardiológico é estável. A previsão é de internação por 2 a 3 dias", diz o boletim médico.
Internação

O humorista Renato Aragão deu entrada no sábado (15) no hospital, após passar mal pela manhã. O ator de 79 anos sofreu um infarto e teve que ser submetido a uma angioplastia, cirurgia realizada com o intuito de desobstruir uma artéria do paciente, segundo o boletim médico divulgado no domingo. Ele começou a passar mal após a festa de 15 anos da filha Livian, na sexta-feira (14).
Filha agradece apoio
A atriz Livian Aragão usou sua conta no Instagram para agradecer aos fãs pelo apoio e energias positivas que recebeu após a internação do pai.
"Pequeno, estamos todos rezando por você. Tenho certeza que com todas esses pensamentos e energias positivas sendo mandadas pelas pessoas para você, você vai sair dessa rapidinho. Agradeço a todos que estão rezando por ele, que continuem, queremos ver ele fazendo suas trapalhadas o mais rápido possível. Te amo pai! Estamos aqui! STAY STRONG #Fé #ForçaPai #EstamosAqui #EnergiaPositiva #StayStrong", escreveu Lívian na rede social.

Pré-vestibular social abre 21,7 mil vagas na terça-feira

22/03/2014 - 
As inscrições para o cursinho pré-vestibular gratuito oferecido pelo programa Universidade para Todos, começam na próxima terça-feira (25). Os candidatos devem se inscrever exclusivamente pela internet no Portal da Educação até o dia 1º de abril. São oferecidas 21.785 vagas para estudantes que cursaram ou que estão matriculados no 3º ano do ensino médio ou no 4º ano da educação profissional integrada ao ensino médio da rede pública estadual ou municipal da Bahia. Os interessados também precisam ter cursado o ensino fundamental (5ª à 8ª séries, atual 6º ao 9º ano ou modalidades correspondentes, e 1ª e 2ª séries do ensino médio regular ou modalidades correspondentes) na rede pública. O projeto é desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com as universidades estaduais de Feira de Santana (Uefs), do Sudoeste da Bahia (Uesb), de Santa Cruz (Uesc), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

17 de mar. de 2014

Tripulantes de avião desaparecido ganham página de tributo na internet

17/03/2014 -
Um site na internet foi criado para prestar tributo a todos os tribulantes do voo MH370, da Malaysia Airlines, desaparecido em 8 de março. Não está claro se a página foi criada por funcionários da companhia aérea.
Os 12 tripulantes, em especial o piloto --  Zaharie Ahmad Shah -- e o copiloto --  Fariq bin Ab Hamid --, entraram no alvo de investigadores depois que se constatou que o desvio de rota do avião, de leste para o oeste, e o desligamento dos equipamentos de comunicação foram feitos de forma deliberada. Entre as hipóteses estudadas pela polícia estão sequestro, sabotagem e até suicídio.
"Queremos mostrar que eles são pessoas comuns, como eu e você, que foram colocadas em uma situação extraordinária", diz texto no site, que pede para que os visitantes evitem deixar comentários polêmicos no local.
Além de depoimentos de colegas, a página traz fotos dos acervos pessoais dos tripulantes.
O chefe dos comissários, Andrew Nari, é descrito como um "amante dos cachorros" e um fã de bandas como Pink Floyd e Dire Straits.
O comissário Junaidi Kassim "é um fã de fotografia, de carros e de gatos, como muitos de nós", afirma o texto. "Fotógrafos vão concordar que algumas de suas fotos são muito boas."
Uma página especial é dedicada ao piloto Shah. "Alguns mencionaram que o acidente pode ter sido causado por erro do piloto, mas aqui damos evidência de que isso é extremamente improvável", afirma o texto.

8 de mar. de 2014

Recadastramento Eleitoral segue até dia 21 de março em Senhor do Bonfim

09/03/14 -
Até o próximo dia 21 de março acontece em Senhor do Bonfim o Recadastramento Biométrico, para eleitores habilitados nas cidades de Senhor do Bonfim e Andorinha, que integram a 45ª Zona Eleitoral

O recadastramento está acontecendo no Colégio Estadual, em dois turnos:

Das 08 as 14 horas e das 15 as 19 horas.

É necessário levar documento de identificação oficial, e comprovante de endereço.

Até às 12h31min do dia 07/03/14, os servidores já haviam recadastrado os seguintes números e percentuais:

Andorinha - 8.158 eleitores recadastrados (66,74%)

Senhor do Bonfim - 32.504 eleitores recadastrados (68,76%)

Airton Leonor 
COORDENADOR – CARTÓRIO ELEITORAL DA 45ª Zona

Léo Santana fala sobre novo cantor do Parangolé

09/03/14 -
Assim como Alinne Rosa e Bell Marques, Léo Santana também está embarcando na carreira solo. Porém, diferente dos outros, o músico optou em tirar umas férias antes de recomeçar com sua agenda de shows pelo país. E para descansar, o músico resolveu aproveitar o sol de Miami Beach, nos Estados Unidos.

 Questionado durante o Carnaval quem o substituiria no Parangolé, o músico comentou que não fazia idéia quem assumiria a banda. "Se já escolheram, eu não sei", respondeu ele na ocasião. Vale ressaltar que Tonny Salles era um forte candidato para o posto.